quarta-feira, 23 de março de 2011


Designer Marcelo Rosa cria releitura moderna do clássico Volkswagen SP2

Redesign - Novo Volkswagen SP2
O lançamento de novas versões dos clássicos muscle-cars norte-americanos, como o Chevrolet Camar e Dodge Challenger, despertou o interesse do designer brasileiro Marcelo Rosa em criar uma releitura de um clássico nacional. Como resultado, o designer escolheu o Volkswagen SP2 e criou um releitura que vem repercutindo em diversos sites especiliazados mundiais pela boa qualidade. Confira.
Redesign - Novo Volkswagen SP2
Novo VW SP2

Olá pessoal, sou designer, com especialização em Design Automobilístico e desenvolvi um projeto muito bacana: a volta do Clássico VW SP2. Com tantos re-designs como Ford Mustang, Chevrolet Camaro, Dodge Challenger, porque não trazer de volta um ícone da indústria automobilística nacional? Quem sabe com o potencial que nossa indústria vem conquistando a VW não faz uma homenagem dessas a nós brasileiros. O projeto inicialmente não tem pretenções comerciais, foi desenvolvido com o mesmo software utilizado pelas montadoras, nessa fase foi criado o Design exterior do veículo e numa segunda fase será feito o interior. Procurei manter ao máximo a identidade visual do carro original, claro, é um projeto novo, mas precisa lembrar o antigo….
É isso ai pessoal, abraços!!!

Marcelo
Redesign - Novo Volkswagen SP2
A citação acima foi feita em uma comunidade de fãs do modelo no Orkut. A escolha do modelo também não foi por acaso. “O SP-2 foi o primeiro carro totalmente desenvolvido no Brasil e exportado para vários outros países”, relembra Marcelo.
Redesign - Novo Volkswagen SP2
“Procurei criar um modelo atual sem perder a identidade visual do SP-2 original, o que é facilmente percebido ao observar o carro, com sua frente marcante e suas faixas refletivas nas laterais” – disse Marcelo.
Redesign - Novo Volkswagen SP2
O projeto vem sendo desenvolvido sem pretensões comerciais, a não ser que a montadora resolva dar atenção ao novo carro. Mesmo sem apoio, Marcelo Rosa afirma que continuará desenvolvendo o projeto. A próxima fase é o desenvolvimento da parte interna.
Redesign - Novo Volkswagen SP2]
O primeiro SP-2 foi produzido pela Volkswagen no início dos anos 70 e tinha como principal característica omotor traseiro, que continuou presente em alguns modelos da marca por mais alguns anos e depois foi abandonado.
Redesign - Novo Volkswagen SP2
A proposta é bem interessante. A utilização de plataforma e mecânica moderna da marca poderia justificar a produção da nova versão. Vamos ver como a repercussão que já está sendo amplamente construída em torno do projeto repercutirá na montadora. Aproveitamos também para parabenizar o designer Marcelo Rosa pela iniciativa do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário